quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Carta Aberta do GM Vescovi

Olá!

Estive jogando um Aberto em Cali desde o dia 26 até ontem. Terminei em quinto lugar, com 6 pontos em 9, em uma atuação abaixo da expectativa. No próximo post colocarei as partidas com alguns breves comentários. 

Por enquanto, publico a carta aberta do GM Giovanni Vescovi acerca da retirada de sua candidatura à presidência da CBX.

**

Carta Aberta do GM Giovanni Vescovi

Prezados amigos,


Como já é de conhecimento geral, retirei minha candidatura à Presidência da CBX nas eleições do dia 29 de dezembro. Quero antes de mais nada agradecer os apoios recebidos durante esta jornada
iniciada em julho, tanto daqueles que manifestaram o intuito de votar em mim, quanto daqueles que não o fizeram. Isto porque independentemente da posição política adotada, o tratamento que recebi foi sempre de cordialidade e receptividade, tanto das idéias quanto no lado social e pessoal. Se em certos grupos minhas propostas não prevaleceram, não significa que não foram bem recebidas. Pelo contrário.


Esse agradecimento também se estende a todos os jogadores, entusiastas e colaboradores. Embora não tenham o poder legalmente constituído de ditar os rumos da política nacional de nosso esporte,
são os verdadeiros constituintes e a razão de ser de todas estas entidades.

Ao me candidatar ao cargo máximo da CBX, havia assumido comigo mesmo alguns compromissos. Um deles era o de contribuir para o xadrez brasileiro com a construção de pontes, e não de muros. A
disputa eleitoral que se aproximava demonstrava forte equilíbrio, e nestes casos sempre surge a possibilidade de haver uma continuidade desta disputa, mesmo após as eleições, por meio de
questionamentos judiciais. Isso levaria ao total engessamento da nossa entidade nacional, comprometendo pessoas que nada tem a ver com a questão, o que significaria um choque com a
premissa da contribuição ao xadrez brasileiro. Apesar de ser um advogado por formação profissional, neste caso sou totalmente contra qualquer iniciativa judicial.


A perspectiva de um novo modelo de gestão para a CBX, mais moderno e participativo, com a constituição de um Conselho, ao que tudo indica, poderá ser considerado um objetivo alcançado.
Afinal, estamos construindo uma ponte, e não um muro. E quem ganha com isso é o xadrez brasileiro.


Em geral, acredito que objetivos foram alcançados, mesmo sem a ocupação do cargo. Resta inegável que após um longo período de desorganização, a CBX finalmente se encontra em situação ordenada
que a permite almejar novos projetos e metas. E com as propostas que elaboramos ficou no ar o otimismo e motivação indispensáveis para que se busquem esses objetivos. Ou seja, é possível
construir uma estrutura melhor, pensar em treinamentos, mais torneios nacionais e internacionais, xadrez escolar e alto rendimento etc. E é isso que se espera da CBX.


Vamos todos torcer para que 2009 seja excelente para todos, dentro e fora dos tabuleiros!


Giovanni Vescovi
27.12.2008

**

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Relatório Final – Brasileiro Absoluto 2008

Saudações mais uma vez,

Desculpem pela demora, mas o último dia foi corrido em Porto Alegre, e meu notebook decidiu não ligar mais. Estou escrevendo daqui de casa, finalmente de férias, rs.

O Brasil em 2008 mostrou uma revolução no xadrez de alto nível. Foram cinco normas de GM (Diamant e El Debs com duas, Di Berardino uma), três jogadores bateram a faixa dos 2500 (Krikor, Diego e Diamant), Fier saiu dos 2526 para beirar os 2600, temos Vescovi entre os Top 100 do mundo e o nosso Top 10 está cada vez em patamares mais altos (somos número 26 do mundo - 2540, e pelo live rating, ganharemos uma posição, agora com 2546). Sem contar a inédita turnê em grupo para a Europa que trouxe ganhos para todo mundo.

Pois bem, o novo campeão brasileiro tem 18 anos e era o pré-ranqueado número 9 na final de brasileiro mais forte da história! Quer maior revolução que essa? É isso aí, o MI André Diamant, que estava abaixo dos 2400 na lista de Julho/2008 pontuou difíceis 8,0/11 e ficou com o merecido primeiro lugar isolado, na frente de GMs internacionalmente renomados. Como já citado acima, ele termina um impressionante segundo semestre com 2503, número 8 do país (live rating).

O que será que promete 2009? Mal posso esperar para ver. Aliás, não posso esperar mesmo, pois aguentar o Diamant 365 dias com o status de campeão nacional vai ser brabo, hehehe.

Bom, minha partida da última rodada foi bem curta, mas nem por isso sem emoções. Rafael jogou uma idéia interessante com 11…Ch5 no ataque inglês da Taimanov. Reagi com o temático 12.Cce2, seguido de um sacrifício de peão possível, mas que não concede vantagem alguma ao branco. O empate foi acordado no lance 16, quando uma continuação possível seria 17.h4 Bh6 18.Ch5 Cxh5 19.Bxh6 Rh8 20.Be3 d5 21.f4! com idéia de Be2, etc., e chances balanceadas.

Bom, logo depois da última rodada, tivemos um relâmpago (5 0), com boa parte dos finalistas jogando e mais ou menos 40, 50 participantes. Hora de me gabar, pois fui campeão com 6,5/7! Empatei a primeira com Rogério Becker, em uma partida com 2 mates anunciados, rs. Na quarta rodada, derrubei sujamente a seta do Darcy (pra que mentir?), ganhei do Fier na quinta, Milos na sexta e Giovanni na sétima. O Top 3 foi:

  1. Krikor 6,5
  2. Diamant 6,0
  3. Fier 5,5

Um bom aquecimento para a Final do brasileiro de Internet, que acontece Domingo agora, dia 21 às 15h. A grande sensação do torneio é  Mequinho, que sempre causa impacto quando aparece em competições esporádicas. Na minha opinião, ele e Fier são os favoritos, mas tudo pode rolar.

Outros dois temas que eu queria citar: o blog do Krikor bateu todos os recordes no dia 16 de Dezembro, com 1375 visitantes únicos (!!!!). O recorde anterior era algo em torno de 850,900. Agradeço muito pela audiência e espero que assim continue.

O segundo é em relação aos comentários – Assim, numa boa… eu rio de algumas coisas, não vou negar, rs. Agora, não precisava rolar tanta obscenidade, afinal imagino que muita gente que lê não deve se sentir à vontade, e sei lá eu, algumas crianças também devem ler. Então, por favor… galera da baixaria, manerem um pouco. Pelo bem de todos. E os anônimos podiam se identificar um pouco mais também, que tal ?

Segue abaixo a partida que deu chances reais de título ao Diamant:

Links úteis:

Para finalizar, uma salva de palmas à FGX juntamente ao IXC pela estrutura montada para essa final. Muitas pessoas colaboraram diretamente para o sucesso – Os organizadores, os responsáveis pela página da internet, os ‘game-relayers’, que não perdiam um lance de cada partida, o Rabino da Sinagoga e seus auxiliares, e por aí vai. Mas a pessoa que esteve com os jogadores para o que precisasse foi Eduardo Medeiros, que merece um parabéns pela determinação e paciência.

Ah, já ia esquecendo…

Variações de rating:

  • Krikor –6,0
  • Fier +3,5
  • Carlos –15,2
  • Milos –8,1
  • Darcy +7,6
  • Giovanni –3,6
  • Leitão –2,5
  • Bittencourt –2,2
  • Diego –19,8
  • Silvio +13,2
  • Diamant  +34,0
  • Gattass –1,7

Um grande abraço a todos!

KSM

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Décima rodada

Hoje foi sem dúvida o dia mais emocionante do torneio até agora.

Vários resultados inesperados deixaram a tabela indefinida para a última rodada. Tivemos: vitória de Diamant sobre Milos e de Darcy sobre Leitão (ambos de pretas). E um empate entre Giovanni e Fier.

Agora conservam chances de título Diamant (7,5/10, líder isolado) e Giovanni (7,0/10, isolado em segundo lugar). Por ironia do destino, jogam entre si amanhã, rs.

Outros resultados:

Oliveira 0 x 1 MI Di Berardino

MF Barreto 0 x 1 Gattass

MI Bittencourt 0 x 1 MI Mekhitarian

Preparei uma Najdorf com 6…e6 hoje, diferentemente das que eu jogava antigamente (com …e5). Logo chegamos uma posição igual a Kramnik – Topalov. Bittencourt jogou 13.Cc3, que é melhor e na posição que segue o preto recupera o peão em f3 e nenhum dos lados tem um plano claro. Para minha felicidade, 20.g5? levou Cxe4 que decide a partida. 20.Td2 era melhor, com chances equilibradas.

Amanhã, última rodada!

Links úteis:

KSM

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Oitava e nona rodada

Ontem tivemos a última rodada dupla que trouxe ótimas notícias ao xadrez brasileiro – a segunda norma de GM de André Diamant!Esclarecendo: Ele fez a norma em 9 partidas (6,5 em 9 contra a média que ele enfrentou, 2445, é suficiente.) Por isso não importa como ele vá nas últimas duas rodadas. E ele não virou GM ainda, falta a terceira norma ainda. Entretanto, seu rating está saltando para 2493 (de acordo com os cálculos até a nona rodada da final do brasileiro) e seguramente o título virá logo. Well done!!

Bom, de manhã enfrentei Gattass e de noite Silvio. Seguem as partidas:

Peguei boa iniciativa nessa partida desde a abertura (dessa vez não joguei o meu 8…Db6 de estimação, preferindo entrar nas linhas normais com 8…e6, etc) e logo o ataque na ala da dama foi decisivo.

Contra o Silvio, vomitamos teoria até o lance 19 (eu conhecia só até 19.Db3, e ele replicou Ce4 ao toque). O final subsequente parece confortável para o branco pela maioria perigosa na ala da dama. Seguramente 22…f5!? é uma melhora para ele. No lance 32.Td7! é simples e bom, pois se o preto tenta prender a torre com Ta8 33.Txd6 Rg7 34.b5! decide, pois Ta6 chega no próximo. 41.c5! era outra chance boa, tocando nos peões de g4 e h4. Na posição final, tenho menos de 1 minuto e ofereci empate ao jogar 43.c5, acreditando que a posição estava totalmente incerta. E de fato está, apesar do computador preferir o branco depois de 43…dxc5+ 44.Rc4!, com Tb2, b7, Rxc5, etc.

Links úteis:

KSM

sábado, 13 de dezembro de 2008

Sétima rodada

Resultados da sétima rodada:

MI Diamant 1 x 0 Oliveira

GM Lima 1 x 0 Gattass

GM Vescovi 0,5 x 0,5 GM Leitão

GM Milos 1 x 0 MF Barreto

GM Fier 0,5 x 0,5 MI Bittencourt

MI Mekhitarian 0,5 x 0,5 MI Di Berardino

Pela enésima vez no ano, joguei com Dieguito nessa sexta-feira que antecede o dia livre. Ele jogou uma siciliana Taimanov, variando da usual Najdorf (que me tirou o sono ontem, rs). Com 6.Cxc6, chega-se em em uma posição bem teórica, onde o branco tem diferentes planos (9.Te1, 9.De2 e 10. Ca4, ou 9.De2, 10.b3, 11.Bb2, etc – como na partida). No meio-jogo não consegui qualquer tipo de vantagem e arrisquei demais avançado a ala do rei. Meu adversário neutralizou qualquer tipo de pressão e só se equivocou no lance 28…Bb7?, que permitia 29.fxe6 fxe6 30.Tf1! De7 (se 30…Bg7 31.Df7+ Rh8 32.Bxg6 h6 33.Th5! +-) 31.Tf3! Txd4 (forçado) 32.Dxd4 com clara vantagem branca.E no lance 32…Bf4! me deixaria em posição bem desagradável. Daí para frente, o empate foi inevitável.

Amanhã é dia livre!

Links úteis:

KSM

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sexta rodada

Hoje terminamos a metade longa do torneio, rumo à sétima rodada (amanhã cedo).

Resultados:

Oliveira 0,5 x 0,5 GM Fier

MI Di Berardino 0 x 1 GM Lima

MI Bittencourt 0,5 x 0,5 GM Vescovi

GM Leitão 0,5 x 0,5 GM Milos

Gattass 0 x 1 Diamant

MF Barreto 0,5 x 0,5 MI Mekhitarian

Mais uma Gruenfeld hoje, dessa vez com 6.Bd2 e Tc1, uma idéia antiga, que aparece de vez em quando na prática atual. A alternativa 9.Bb5!? tentaria dificultar a ruptura 9…e5, que vem de qualquer jeito, pois 9.Bb5 e5 10.Bxc6 exd4! 11.Cxd4 bxc6, com posição incerta. Do jeito que seguiu (9.Be2 e5), o preto já não tem problemas. O avanço branco com f4,e4 ganha algum espaço mas o peão de ‘e’ pode ser alvo de pressão a longo prazo. No lance 23, mais preciso era …Txd2! direto 24.Dxd2 Bb7, para seguir com c5 (Xe4), com posição preferível para as pretas. Os próximos dois lances meus jogaram qualquer tentativa de vantagem pela janela (25…f5?? – eu simplesmente não me dei conta que ‘c6’ caia depois de 27.Dd7 De7. Agora sem esse peão, o cavalo de c3 ganha vida, e quem joga pela iniciativa é o branco. Depois do branco evoluir bem a posição, 54.e6+! lhe conferia enorme vantagem, pois 54…Rc8 55.Bd4 e o preto encontra-se totalmente atado. Daí para o fim as tentativas de ataque do branco e de defesa das pretas parecem ter sido razoáveis (62…Td7!? 63.Tb5 Be7 era interessante, mas empata também. Outra idéia é 65.Rd3 que empata por causa de 65…g5!). Quando chega 72…Tc8! o final é empatado.

Amanhã não teremos transmissão ao vivo (apenas uma rodada às 10h da matina)

Links úteis:

KSM

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Quinta rodada

Mais um dia de partidas duras aqui em Porto Alegre.

Resultados:

GM Leitão 1 x 0 MF Barreto

MI Diamant 1 x 0 MI Di Berardino

GM Fier 1 x 0 Gattass

GM Vescovi 0,5 x 0,5 Oliveira

GM Milos 0,5 x 0,5 MI Bittencourt

GM Lima 1 x 0 MI Mekhitarian

Hoje não tive chances contra Darcy. Jogamos uma linha da Gruenfeld que eu acabei entrando erroneamente (5…c5 chegaria nas posições mais tranquilas – que eu já estudei - depois de 6.dxc5 Da5 7.Tc1 dxc4 8.Bxc4 O-O 9.Cge2 Dxc5, etc). Não me dei conta de que 6.cxd5 agora era possível. Depois de 8.Bxc7, me lembrei de ter visto Flohr – Botvinnik (naquele mesmo livro, AVRO 1938), e cheguei na mesma posição (até 11…bxa6). Durante a partida, me ocorreu 9…bxa6, mas à primeira vista era muito otimista. De fato, era um lance interessante – com idéia de Db7 e Dxb2, e se 10.Df3 Db5! - e uma boa alternativa ao final que seguiu na nossa partida. Anyway, apesar de Flohr ter conseguido excelente vantagem nessa partida, decidi entrar no final, afinal das contas à primeira vista o preto parece ok, eu sabia que Botvinnik tinha jogado errado e além disso tinha alguma noção dos perigos que devia tomar. Como pode ser verificado, escolhi logo um plano bem duvidoso de trazer o rei para o meio da confusão (mais sensato era a idéia de Tf7, e6, Bd5, Bf8, reagrupando as forças para a ala da dama). Não vi 26.Cd8! que me deixa em maus lençóis. A melhor chance era 26…Rd7!, com idéia de 27.Cxa7 Bb7 28.Bg3 Tf7! e o preto conserva algumas chances no final de BB x BC. A posição já está objetivamente perdida depois de 27.Bd6!, pois o final de bispos é bem sem esperanças.

Links úteis:

KSM

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Terceira e quarta rodada

Dia de rodada dupla normalmente é cansativo. Mas hoje foi brabo – 267 lances em duas partidas! Uma derrota contra Fier de manhã (104) e uma vitória contra Diamant de noite (163).

Terceira rodada

MI Diamant 0,5 x 0,5 GM Lima

GM Leitão 1 x 0 Oliveira

MI Bittencourt 0,5 x 0,5 MF Barreto

GM Vescovi 1 x 0 MI Di Berardino

GM Milos 1 x 0 Gattass

GM Fier 1 x 0 MI Mekhitarian

Joguei uma Dragão Acelerada com o Fier, e logo chegamos em uma posição similar a Jakovenko – Jianu. O branco jogou uma idéia nova com Cde2 rápido para entrar no final de TTB x TTB, que parece ser bem equilibrado. Assim que chegamos no final de bispos, Fier tinha conseguido alguma vantagem (43.Rd3!? ao invés de 43.b5 talvez fosse melhor, ou algo do tipo). Entretanto, a fortaleza negra montada mais tarde (com peões em e6 e h5) é impenetrável, não fosse a estupidez daquele que vos fala - 93…Be1?!, deixando Rf6 é desnecessário. Depois, 95…Bc3?? perdia no ato para 96.Be5! E por fim, 98…Ba5?? entrando em um final de peões que perde matematicamente. 98…Bf2 empataria no ato, pois agora eu ganho um tempo para comer em b6.

Quarta rodada

Destaque para a bela vitória do gaúcho Allan Gattass sobre o número 1 do torneio, do Brasil e atualmente da América do Sul, GM Giovanni Vescovi.

MI Di Berardino 0 x 1 GM Fier

Oliveira 0,5 x 0,5 GM Milos

MI Bittencourt 0,5 x 0,5 GM Leitão

Gattass 1 x 0 GM Vescovi

MF Barreto 0 x 1 GM Lima

MI Mekhitarian 1 x 0 MI Diamant

Voltei ao velho 1.e4 e preparei essa idéia de 9.Bxf6 e 10.Cxc6 contra a linha que Diamant tinha jogado com Fier na primeira rodada. O teórico é 12…Be7,seguido de O-O, e o preto de fato tem alguma compensação pelo peão sacrificado. Com a troca do bispo de casas brancas (14.Ba6 e Dd3), imagino que a pressão contra o rei branco alivie bastante (agora o Cavalo em a4 não é mais incomodado tão facilmente). Mantive o peão a mais e depois de muitos e muitos lances consegui algum progresso. O apuro entrou no lance 30 e daí até o fim da partida. Me equivoquei com 132.Dg2+ e Dh2, que leva 133…Re8! E Diamant também com 136…Re8, por exemplo – 136…Rc7! é melhor. Depois que consegui jogar 139.e6, o resultado deve ser empate, mas os peões fixados em casa preta sempre podem ser uma dor de cabeça eventual. Por fim, consegui grande vantagem ao jogar 143.Df5! e a vitória veio, 5h30 e 163 lances depois do início da rodada.

Links úteis:

KSM

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Segunda Rodada

Mais um dia, e mais uma rodada cheia de vitórias (e derrotas, rs). Apenas 1 empate (Silvio x Bittencourt) nessa segunda-feira ensolarada (pois é, faz calor aqui no Sul também).

Tivemos:

GM Lima 0 x 1 GM Fier

MF Barreto 0 x 1 MI Diamant

MI Di Berardino 0 x 1 GM Milos

Gattass 0 x 1 GM Leitão

Oliveira 0,5 x 0,5 MI Bittencourt

MI Mekhitarian 0 x 1 GM Vescovi

Lideram os GMs Vescovi e Leitão, e o MI Diamant com 2/2.

Continuei variando hoje, e arrisquei um 1.Cf3 para jogar uma Catalã. Incrível que na mão do Kramnik ou do El Debs costuma dar mais certo. A exemplo de El Debs – Mekhitarian, joguei a idéia de Ce5, só que dessa vez não tinha nada a ver e depois de 7…b5, 8…Cd5! logo caí em posição inferior. 6.Dxc4 era o natural, com 6…b5 7.Dc2, etc. Até que a posição caminhava para um conserto mais ou menos, mas 24.Te1! era necessário, ficando de olho nas entradas na coluna ‘e’. 26.Rf2 também podia ser jogado, para Ce2 no próximo. Logo em seguida, não vi 28…Rf7!, que ganha no ato.

Rodada dupla amanhã (às 10h e 19h. Parece que a rodada de manhã não terá transmissão).

Links úteis:

KSM

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Primeira rodada

Saudações!

Hoje tivemos a abertura da final do Brasileiro Absoluto de Xadrez -2008, que acontecerá na sua íntegra na Sinagoga da União Israelita (sim, estamos jogando dentro da Sinagoga!). E além disso, naturalmente, a primeira rodada, com apenas 2 empates. O torneio promete muito sangue, rs.

GM Vescovi 1 x 0 GM Lima

GM Leitão 1 x 0 MI Di Berardino

Oliveira 0,5 x 0,5 MF Barreto

MI Bittencourt 1 x 0 Gattass

GM Fier 0 x 1 MI Diamant

GM Milos 0,5 x 0,5 MI Mekhitarian

Minha partida teve muitos altos e baixos. Consegui uma boa posição na abertura, e depois de 17…Ca5, acredito já ter alguma vantagem pela atividade de peças. Logo em seguida, uma grande imprecisão foi 19…Cb3?! (O fino era 19…dxe4! primeiro, para forçar que o branco coloque um peão em e4, fechando a coluna ‘e’, e aí sim Cb3, seguido de Dxa4 no próximo). Logo em seguida, o branco tem compensação pelo peão a menos, mas ainda devo conservar chances com 25…Cf6! (sugestão de Milos). Com as trocas generalizadas, fiquei inferior no final de torres, que ficou perigoso por um momento, mas as possibilidades de empate sempre são grandes. After all, um bom começo.

A Organização caprichou na transmissão ao vivo. Temos não só as partidas, como também a imagem da webcam. Hoje tivemos algumas falhas de sincronia (como foi comentado no blog), mas imagino que a partir de amanhã tudo será normalizado.

Links úteis:

KSM

domingo, 7 de dezembro de 2008

Expectativas e Normas

Pelas minhas contas, as expectativas de cada jogador para manter o rating e realizar norma são as seguintes:

  1. GM Giovanni Vescovi (2635) – 7,86 pontos
  2. GM Gilberto Milos (2593) – 7,31 pontos
  3. GM Rafael Leitão (2590) – 7,25 pontos
  4. GM Alexandr Fier (2581) – 7,15 pontos
  5. MI Krikor Mekhitarian (2511) – 6,10 pontos (7,5 - GM)
  6. MI Diego Di Berardino (2502) – 5,98 pontos (7,5 - GM)
  7. GM Darcy Lima (2488) – 5,74 pontos
  8. MI Jorge Bittencourt (2455) – 5,22 pontos (7,5 - GM)
  9. MI André Diamant (2412) – 4,60 pontos (7,5 - GM)
  10. Silvio Oliveira (2345) – 3,62 pontos (7,5 - GM e 5,5 – MI)
  11. MF  Carlos A Barreto (2300) – 3,01 pontos (7,5 – GM e 5,5 – MI)
  12. Allan Gattass (2223) – 2,11 pontos (7,5 – GM e 5 – MI)

Esclarecimentos: Handbook da FIDE

KSM

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Tabela de Confrontos – BRA(Ch)

Segue abaixo o arquivo com a Tabela de Confrontos.

Se qualquer jogador quiser me notificar alguma mudança de placar, é só avisar.

PS: Estou contabilizando todas as partidas que encontrei na base, ou que eu lembrei. Não importa se é empate em 5 ou 400 lances. Contabilizei também partidas de 60/61 minutos (a partir de 61 é pensada em tese, mas eu achei irrelevante esse detalhe).

Relembrando: Para quem não tem ou não usa o Excel: Microsoft Excel Viewer, para poder abrir e até imprimir arquivos dele sem necessidade ter o programa instalado.

Domingo começa!!

KSM

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sorteio feito!!

Nessa madrugada de quarta p/ quinta, a FGX lançou um site exclusivo da final do brasileiro, com todas as informações e – o mais esperado – o sorteio de números e emparceiramento.

Agora começa oficialmente a corrida contra o tempo nas preparações, rs.

KSM

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Interclubes RJ – Final do Brasileiro

A Olimpíada acabou, mas não os torneios de 2008 pelo mundo. Teremos mais uma etapa do GP da FIDE (liderado pela ‘muralha da china’ Wang Yue – que está invicto há 82 partidas!!). Dessa vez em Elista, sede do recente match pelo campeonato do mundo (2006) entre Topalov e Kramnik. As partidas começam dia 13 e vão até dia 29 (os caras merecem passar o Revellion em casa, rs). A FIDE já publicou algumas informações .

Ainda em Dezembro, começando um pouco antes (dia 10), será jogado um super hexagonal de duplo turno na cidade chinesa de Nanjing.

A lista de participantes de ambos torneios podem ser vistas aqui.

Não podemos esquecer dos eventos nacionais, como a tão esperada final do brasileiro. E já foram adicionados à lista os dois últimos participantes: GM Darcy Lima e MI André Diamant. Mas depois voltaremos ao assunto.

O último fim de semana de Novembro teve o Interclubes do RJ, disputado na sede da AABB Tijuca, nas categorias A, B e C. Pela primeira vez participei do torneio, representando o CXGR (Clube de Xadrez Grande Roque).

Com algo em torno de 150 participantes, tivemos 3 rodadas sábado e 3 no Domingo. O CXGR era composto por: GM Fier, MI Mekhitarian, MI Di Berardino, MI Perdomo e MF Sadi Dumont. A exemplo do Interclubes de SP, o torneio tem um ar mais ‘light’ do que torneios que valham rating, normas, etc.

O CX Mendes e o Club Municipal (que realizam um excelente trabalho de base) foram as únicas equipes elegíveios para o troféu geral, pois tiveram equipes nas 3 categorias figurando entre as 6 primeiras (pré-requisito exigido). O ouro ficou com a primeira citada.

A nossa equipe levou a classe A com 100% dos pontos, tendo como vice o Praça Seca Xadrez Clube (MI Coelho, MI ‘Ovelha’, MI Limp, Carlos Alessandro, MF Arruda), e terceiro o CX Mendes (Silvio Oliveira, Pedro Paiva, MF Wagner Peixoto, Igor Mourão).

Seguem abaixo as minhas partidas.

1ª Rodada: Arthur Santa Cruz (2252) 0 x 1 Mekhitarian (2511)

2ª Rodada: Mekhitarian (2511) 1 x 0 Nilton Rosa

3ª Rodada: Marcus Vinicius Santos (2394) 0 x 1 Mekhitarian (2511)

4ª Rodada: Mekhitarian (2511) 1 x 0 Pedro Henrique de Paiva (2201)

5ª Rodada: José Costa Fernandes (2274) 0,5 x 0,5 Mekhitarian (2511)

6ª Rodada: Mekhitarian (2511) x José Chauca (2185)

Destaque para a atuação da equipe toda – Fier com 6/6, Perdomo 5,5/6, Diego 2,5/3 e Sadi 2,5/3.

Ah, queria citar o recente blog Xadrez Vencedor, feito por Celso Renato Rodrigues da Silva. Textos interessantes pode ser encontrados lá. Hoje mesmo, há um post sobre a defesa Câmara, criada pelo nosso MI Hélder Câmara, mais de 50 anos atrás.

Voltando à final do Brasileiro:

  1. GM Giovanni Vescovi 2635 (Top 4 em 2007)

  2. GM Gilberto Milos 2593 (Top 4 em 2007)

  3. GM Rafael Leitão 2590 (Top 4 em 2007)

  4. GM Alexandr Fier 2581 (Vaga da Semifinal)

  5. MI Krikor Mekhitarian 2511 (Top 4 em 2007)

  6. MI Diego Di Berardino 2504 (Vaga da Semifinal)

  7. GM Darcy Lima 2488 (Vaga da CBX)

  8. MI Jorge Bittencourt 2455 (Vaga da Semifinal)

  9. MI André Diamant 2412 (Vaga da CBX)

  10. MF Silvio Eduardo Oliveira 2345 (Vaga da Semifinal)

  11. MF Carlos Alberto Barreto 2300 (Vaga da Semifinal)

  12. Allan Gattass 2222 (Vaga da FGX)

O sorteio está marcado para hoje (2 de Dezembro). Isso quer dizer que a tabela deve sair a qualquer momento no site da FGX.

Andei lendo um pouco mais sobre os torneios e jogadores clássicos (1900 e bolinhas), e gostei muito de um livro que comprei lá em Madrid – AVRO 1938, que é uma compilação de vários artigos soviéticos da época sobre o torneio. Entre os comentaristas, temos Botvinnik, Lilienthal, Flohr, Tartakower, e por aí vai. Estou citando o livro porque no começo, é feito uma tabela de confrontos, que mostra o escore de cada um contra os outros jogadores do torneio. Gostei da idéia, e vou publicar essa tabela com os jogadores da final do Brasileiro, logo logo. :]

Por enquanto é só.

KSM