Boas,
Essa reta final foi muito cansativa, e não consegui escrever nada nos últimos dias de torneio. Agora em casa, tranquilo, faço um relato final da 9ª, 10ª e 11ª rodadas, que me trouxeram o 3º lugar:
A 9ª rodada, mais importante do torneio para a decisão da liderança, foi contra Giovanni, que tinha que recuperar a derrota na rodada anterior. Jogamos uma Gruenfeld (minha defesa de estimação dos últimos tempos), e ao trocar as damas, o branco mantém uma mínima vantagenzinha pela estrutura 4 e 2 (dele) contra 3 e 3 (minha), pois o peão de ‘e4’ dele limita meu bispo e pode ajudar para que ele ganhe espaço no futuro. Corretamente joguei …f5 para eliminar esse forte peão, e a posição mantinha-se igual até 35…h6?? (35…Te6 fazia-se necessário). 36.Cd6! ganha o peão de c6 e decide.
Na 10ª, contra Fier, entrei em uma francesa que não estudava há tempos, com 7…cxd4, uma linha bem interessante, mas pouco jogada (mais normal é 7…Dc7 ou 7…O-O). Logo de cara, cometo um erro com 11.Bd3? (11.Bb2 seguiria a posição, com chances equilibradas), e de repente me vejo com um peão a menos num final de TTB x TTB – bispos de cores opostas. Meu primeiro erro do final é não jogar 23.Tg3! com a idéia de forçar …g6 (eu achava que não fazia diferença, mas permite a idéia de …Tc8, …Tc6 e …Tg6 e o outro tema, imaginando que as torres sejam trocadas, consiste em instalar o bispo branco em g5, e mesmo que o preto coma em g3 com o rei, o final continua empatando, pois a estrutura f7-g6-f5-h5 não progride contra f4-h4 e o bispo em g5. CASO o peão estivesse em g7 ainda, o preto joga f6!! exf6 gxf6 e o bispo deve mexer, entregando o peão de f4 ou h4, fazendo com que o preto consiga um peão passado). Depois de 45.Ta1!, o final deve empatar (44…Ta4 foi um erro, o preto mantinha chances com torres ainda).
Na 11ª e última, contra o MF Máximo Iack, uma abertura esquisita, aonde eu obtinha ótima vantagem com o simples 11…Bd6! (eu considerei 12.Bxe5 Bxe5 13.f4 ganhando, mas 13…Cg4 faz a dama sair), e o preto segue com 12…O-O, 13…Te8, etc. O final com par de bispos para o preto é vantajoso, mas o branco não tem grandes debilidades. Na posição final, o branco tinha idéias de Tg1, Ce3 chegando. E, com o empate do GM Leitão com Diamant, eu garantia o 3º lugar empatando – apesar dos sites me colocarem em 4º, fiquei em terceiro, em função do primeiro critério de desempate do torneio, que o ChessBase não considera (confronto direto, como diz o Folder do torneio na página da CBX). E ganhando a partida, eu continuava em 3º, pois tinha pior critério que o Milos.
Nos próximos dias, coloco o Live Ratings definitivo para Janeiro/2010 – acho que ninguém mais joga torneio esse ano, né? rs
Parabéns ao GM Vescovi, por ter conquistado mais um título brasileiro (apenas nos últimos anos, vimos ele levantar a taça em 06, 07 e agora, 09)!
Para mim, o ano que se encaminhava com aspecto horrendo, terminou da melhor maneira possível. E dia 16 de Janeiro começamos a luta em Campinas, num torneio fechado valendo norma de GM, com 14 jogadores – 5 deles GMs e 7 MIs. Para vocês terem uma idéia, o número 12 do torneio tem 2394 de rating.
Sem mais,
KSM