quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Live Ratings – 23/dez

LIVE RATINGS – TOP 20 Brasil de 23/Dez/2009

Torneios Contabilizados

concluídos:

  1. Final do Brasileiro Absoluto (Americana-SP) [Fier, Vescovi, Leitão, Milos, Diamant, Matsuura, Mekhitarian, Bittencourt];
  2. Aberto do Brasil Lourenço Cordioli (Petrolina-PE) [Vescovi];
  3. Aberto do Brasil de Caxambu-MG [Vescovi];
  4. Aberto do Brasil de Americana-SP [Leitão, Fier, Matsuura];
  5. Magistral Casino de Barcelona [Fier];
  6. Regional Sul [Diamant];
  7. Mundial Sub-20 [Diamant];
  8. Circuito CBX de norma de MI I (Recife-PE) [Lima];
  9. Circuito CBX de norma de MI II (J. Pessoa-PB) [Lima];
  10. Circuito CBX de norma de MI III [Natal-RN) [Lima];
  11. Semifinal do Brasileiro Absoluto [Mekhitarian, Matsuura, Bittencourt, Rocha];
  12. ITT de Nova Resende-MG [Rocha];
  13. Arco Open (ITA) [Van Riemsdijk];
  14. Mundial Veterano (ITA) [Van Riemsdijk].

Bom Natal e fim de ano a todos!

Nos vemos em 2010.

KSM

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Rádio Xadrez!

Saudações natalinas a todos,

Para quem ainda não ouviu falar dessa nova iniciativa que merece os parabéns: sim, existe agora uma rádio xadrez, com intenção de ser mantida semanalmente – com gravação às segundas-feiras e disponibilização do arquivo na terça ou quarta.

A idéia não tem nada de extravagante – é simplesmente fazer uma mesa redonda pra xadrez, trazendo convidados especiais e discutindo temas pertinentes à realidade nacional e internacional do nosso jogo milenar.

O blog Vida em miniatura mantém os arquivos para download e também o cronômetro com o momento exato em que cada tema foi levantado durante o programa.

Os ‘hosts’ do programa são Tiago Santos(SP), Leandro Salles(PR) e André Fernandes(SP).

Seguem abaixo os links para downloads dos programas #1 e #2 (nesse último, o autor que vos escreve foi o convidado especial da semana).

Nota 10 para os organizadores da rádio e esperamos que seja mais uma iniciativa com futuro e potencial para se difundir não só no meio enxadrístico.

Sem mais,

KSM

sábado, 12 de dezembro de 2009

Brasileiro – 9ª, 10ª e 11ª rodadas (final)

Boas,

Essa reta final foi muito cansativa, e não consegui escrever nada nos últimos dias de torneio. Agora em casa, tranquilo, faço um relato final da 9ª, 10ª e 11ª rodadas, que me trouxeram o 3º lugar:

A 9ª rodada, mais importante do torneio para a decisão da liderança, foi contra Giovanni, que tinha que recuperar a derrota na rodada anterior. Jogamos uma Gruenfeld (minha defesa de estimação dos últimos tempos), e ao trocar as damas, o branco mantém uma mínima vantagenzinha pela estrutura 4 e 2 (dele) contra 3 e 3 (minha), pois o peão de ‘e4’ dele limita meu bispo e pode ajudar para que ele ganhe espaço no futuro. Corretamente joguei …f5 para eliminar esse forte peão, e a posição mantinha-se igual até 35…h6?? (35…Te6 fazia-se necessário). 36.Cd6! ganha o peão de c6 e decide.

Na 10ª, contra Fier, entrei em uma francesa que não estudava há tempos, com 7…cxd4, uma linha bem interessante, mas pouco jogada (mais normal é 7…Dc7 ou 7…O-O). Logo de cara, cometo um erro com 11.Bd3? (11.Bb2 seguiria a posição, com chances equilibradas), e de repente me vejo com um peão a menos num final de TTB x TTB – bispos de cores opostas. Meu primeiro erro do final é não jogar 23.Tg3! com a idéia de forçar …g6 (eu achava que não fazia diferença, mas permite a idéia de …Tc8, …Tc6 e …Tg6 e o outro tema, imaginando que as torres sejam trocadas, consiste em instalar o bispo branco em g5, e mesmo que o preto coma em g3 com o rei, o final continua empatando, pois a estrutura f7-g6-f5-h5 não progride contra f4-h4 e o bispo em g5. CASO o peão estivesse em g7 ainda, o preto joga f6!! exf6 gxf6 e o bispo deve mexer, entregando o peão de f4 ou h4, fazendo com que o preto consiga um peão passado). Depois de 45.Ta1!, o final deve empatar (44…Ta4 foi um erro, o preto mantinha chances com torres ainda).

Na 11ª e última, contra o MF Máximo Iack, uma abertura esquisita, aonde eu obtinha ótima vantagem com o simples 11…Bd6! (eu considerei 12.Bxe5 Bxe5 13.f4 ganhando, mas 13…Cg4 faz a dama sair), e o preto segue com 12…O-O, 13…Te8, etc. O final com par de bispos para o preto é vantajoso, mas o branco não tem grandes debilidades. Na posição final, o branco tinha idéias de Tg1, Ce3 chegando. E, com o empate do GM Leitão com Diamant, eu garantia o 3º lugar empatando – apesar dos sites me colocarem em 4º, fiquei em terceiro, em função do primeiro critério de desempate do torneio, que o ChessBase não considera (confronto direto, como diz o Folder do torneio na página da CBX). E ganhando a partida, eu continuava em 3º, pois tinha pior critério que o Milos.

Nos próximos dias, coloco o Live Ratings definitivo para Janeiro/2010 – acho que ninguém mais joga torneio esse ano, né? rs

Parabéns ao GM Vescovi, por ter conquistado mais um título brasileiro (apenas nos últimos anos, vimos ele levantar a taça em 06, 07 e agora, 09)!

Para mim, o ano que se encaminhava com aspecto horrendo, terminou da melhor maneira possível. E dia 16 de Janeiro começamos a luta em Campinas, num torneio fechado valendo norma de GM, com 14 jogadores – 5 deles GMs e 7 MIs. Para vocês terem uma idéia, o número 12 do torneio tem 2394 de rating.

Sem mais,

KSM

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Brasileiro – 7ª e 8ª rodadas (1ª norma de GM!)

Ladies and gentleman,

Ontem foi um dia memorável. 8 de Dezembro de 2009 vai ficar na minha cabeça por bastante tempo: fiz a última prova do meu curso de administração de empresas lá no Mackenzie - comecei em 2004, com graduação prevista para 2007, mas tranquei alguns semestres em função do xadrez, e assumo que pensei em desistir várias vezes. Não fosse o incentivo de muitas pessoas ao meu redor, principalmente da minha família, esse dia de ontem não teria chegado nunca.

E de tarde, a chance de fazer a primeira norma de GM, buscada há cerca de 3 anos – sempre batendo na trave, ou indo mal nas horas cruciais. Primeiro que foi difícil chegar em Americana ontem, já que a cidade de São Paulo alagou completamente – em função de chuvas intermitentes na madrugada do dia 7 pro dia 8. Mas, parece que quanto mais empecilhos surgem, mais chances tem das coisas darem certo. Ganhei uma partida confusa do MI Everaldo Matsuura e dei esse importante passo, me trazendo um alívio que eu não sentia há tempos com  o xadrez. Eu disse no blog que precisava de 7,5/11, mas 6,5/9 também era suficiente, assim como 7,0/10.

Em especial, queria agradcer todo mundo que torceu aqui pelo blog, que sempre acompanhou os torneios, e mais importante de tudo, deu força em momentos importantes. Posso afirmar com certeza que a criação desse espaço me fortaleceu, em momentos bons e ruins, sabendo que eu poderia expressar meus descontentamentos e compartilhar minhas felicidades nas 64 casas – e sempre teria alguém para ler e comentar. E como um dia de ontem não acontece sempre…

VAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO *****!!!!!!!!

E, de fato pra variar, o líder do torneio é o autor que vos escreve, com 6,5/8, depois da derrota de Giovanni pra Rafael. Hoje jogo com Vescovi, de pretas – partida crucial pro torneio. Milos vem com 0,5 atrás e joga de pretas com Molina, que precisa do empate para fazer sua última norma de MI. E temos também Fier x Leitão, com 5,5 e 5,0 respectivamente.

Falando um pouco das últimas partidas:

Na 7ª rodada, uma Gruenfeld complicadíssima contra Molina, que me fez pensar logo na abertura – eu conhecia a idéia de …Bg4 e …f5, mas não lembrava exatamente das análises. Mais tarde, um meio-jogo bem atípico, e chegamos em um final com uma ligeira vantagem preta, em função forte cavalo em e5. No apuro, várias imprecisões e fico ganho quando trocamos as damas em e3.

Ontem, na decisiva e 8ª rodada, entramos em uma Ruy Lopez – variante Zaitsev, numa preparação que fiz contra o GM americano Alex Ivanov no Continental, e joguei contra o MI argentino Mareco, num 21 minutos em S.J. dos Campos esse ano. Everaldo inovou no 20…Cf6, lance bem ambicioso, ao não se preocupar com a ala da dama, mas em compensação potencializa o forte centro - uma boa novidade, certamente. No meio-jogo confuso o preto deveria tentar 29…Cxc6 30.bxc6 Tb8!, mas a posição permanece bastante confusa, com o peão branco em c6. Depois de 31.Cc6! a única idéia preta era 31…Bd6 32.Dd7 Te6! e nada está claro. Como seguiu, o branco consegue um final ganho.

E amanhã:

Vídeos de ontem à noite (na comemoração da norma):

 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Brasileiro – 6ª rodada

Parevner polorin,

No quente Domingo de Americana-SP, jogamos a 6ª rodada do Brasileiro, única até agora sem nenhum empate, deixando clara a combatividade cada vez maior dos jogadores. Ao longo da rodada, visitas de Gustavo e Carlos Gomez, Paulo Haro e Krikor Mekhitarian (pai, rs). No sábado tivemos a presença do presidente da FPX - Horácio Prol Medeiros, junto aos seus VPs José Alberto Ferreira dos Santos (organizador) e Henrique Salama, e também do presidente da CBX Pablyto Baiôco, que proferiram algumas palavras no início da rodada.

Tá cansando falar toda hora da liderança do Giovanni, mas fazer o que? o homem segue tratoresco com 5,5/6.

Minha partida de ontem foi bem complexa. Seguimos Anand – Topalov até certa altura e aos poucos comecei a ficar inferior, ao cometer algumas imprecisões. Com 39.Dxc5, a posição deve estar igual, imagino. No apuro de tempo, alguns erros dos dois lados, e 53…Rf4? começa a complicar a vida do preto (53…Rh4 mantinha o peão e a vantagem). Finalmente, 58…Tdb8? perde por 59.Re2 e o rei preto não como escapar bem da ameaça de mate com 60.Th4#.

Começando a semana, e oficialmente a segunda metade do torneio:

PS: Ontem não rolou a press conference (muita ambição?? rs), pois tive que voltar a São Paulo de noite para fazer a penúltima prova do meu curso de adm. hoje (segunda-feira) cedo – a última é amanhã. E depois disso, férias indeterminadas com o diplomita na mão, se Deus quiser. E hoje tentarei fazer mais algum vídeo.

Sem mais,

KSM

domingo, 6 de dezembro de 2009

Brasileiro – 4ª e 5ª rodadas

Hey people,

Ontem tivemos o único dia de rodada dupla aqui em Americana-SP, chegando ao fim da metade curta do torneio. Giovanni continua líder, agora com 4,5/5, ao empatar com Fier em uma Benoni bem teórica. Infelizmente o blog não fornecerá vídeos novos hoje, pois a pilha acabou e eu não trouxe o carregador, rs. Mas vou no mercado daqui a pouco pra conversar com alguém hoje.

A idéia de hoje é fazer tipo uma ‘press conference’ com alguém depois da partida, idéia do nosso amigo pernambucano Tiné.

Well, em relação às minhas partidas:

Na 4ª rodada, contra Yago – entramos em uma siciliana Kalashinkov, variante com 6.c4, que eu tinha olhado há algum tempo e preparei ontem também. Depois de 9.exf5, o branco joga pelas casas ‘fracas’ centrais de ‘e4’ e ‘d5’, mas o preto tem idéias de contra-jogo na coluna ‘f’ e com …b5!, como seguiu na partida. Ao jogar 21.De2, o peão a mais não parece compensado (21…Cc6 era necessário) e com 24.Dxd4 o branco fica ganho, mas no lance 29.Bd4 era mais simples, matando o contra-jogo. 31.Be2?? estraga toda a vantagem e o final ainda dá chances pro branco, caso eu não jogasse 34.Bxg4? (que dá o bispo, potencialmente forte nesse tipo de finais). No lance 44, a posição está empatada, e por sorte do destino, 44…Txa4 dá a vitória ao branco.

À noite, na minha partida mais tensa do torneio, 101 lances contra Milos. Depois de uma abertura ok, o preto começa a pressionar com 20…Bd6!. 24…Dg3 decidia no ato, com a simples ameaça de …Dh4. Logo em seguida, permitir 26.Txe5 é um erro gravíssimo e 30.Ce4! ganhava pelas ameaças de Cc5/Dg8/Ba4. No lance 39, depois de muitas trocas, um final com ótimas chances para o preto. 40…a5! era necessário para não permitir b4 por parte das brancas, ajudando na criação da fortaleza. Necessário também 45…h5! para evitar g4, que também solidifica a posição branca. Depois de muitos vai-e-vém, 87…Tb8! cria problemas ao branco, e o simples 92…Tg8! ganhava (no lugar de 92…Txc7+??), pois 93.c8=D Txc8 94.Rxc8 a4, e o tempo a mais conquistado (pelo rei estar em c8) é decisivo.

Hoje o circo continua pegando fogo, podendo ser visto no link abaixo:

Sem mais,

KSM

sábado, 5 de dezembro de 2009

Brasileiro – 3ª rodada

Eae malandragem,

Ao fim da terceira rodada, GM Vescovi segue imbatível com 3/3 e abre 1 ponto de vantagem dos segundos colocados, ao ganhar do MI Matsuura em partida confusa. Se alguém quiser buscar ele na classificação, é bom que começar a fazer ponto, rs.

Hoje repeti a linha que joguei com o Diamant na primeira rodada (6.h3 contra siciliana clássica), e dessa vez enfrentei 6…e5. Depois de um meio-jogo complexo, onde o preto (Barreto) arrumou bem as peças, consigo uma mínima vantagem depois de 24.Td3, em função do bispo de f8 e a estrutura branca melhor (2x1 na ala da dama), apesar da atividade preta na coluna ‘c’. Com a troca de torres, o final de C x B deve ser ganho para o branco.

Amanhã, teremos rodada dupla, e dia de decisão para chances de título do torneio e normas. As partidas poderão ser acompanhadas, no link abaixo.

Vídeozinho de hoje:

Sem mais,

KSM

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brasileiro – 2ª rodada

Bom dia a todos,

Dia 4 de Dezembro, e dentro de algumas horas teremos a 3ª rodada da final do brasileiro absoluto de 2009. Os dois primeiros dias começaram com algumas surpresas e o líder até o momento é o GM GIovanni Vescovi, com 100% de aproveitamento. O salão de jogos remete ao ‘cubo’ de Bilbao, de vidro, e permitindo que os observadores assistam de fora, com ótima precisão. Parabéns à organização em escolher também, um parque ecológico para a realização do torneio, que transmite um estado de espírito legal pra quem joga. E os pavões aparecem pra assistir (de verdade, rss).

Ontem consegui fazer o primeiro vídeo do torneio – segue abaixo:

Hoje faço um vídeo da sala de jogos.

Em relação às minhas partidas, serei breve:

Na primeira rodada, tentei uma idéia alternativa contra a siciliana clássica do Diamant, 6.h3!?, jogada por alguns russos, e pelo cubano Lenier Dominguez. 6…g6 era uma opção esperada, que eu não tinha olhado bem. 13.Cd5?! é impreciso, e começa a dar iniciativa e dá a casa de f4 ao preto (com 14…e5!). Apesar dos problemas estratégicos, consegui algum contra-jogo com 22.Dc3 e 24.cxb3! era necessário para não levar 28…Txc2, que garante ótima vantagem ao preto (além de conseguir os passados unidos, ao comer em c6). A partir daí, uma boa condução do preto lhe garantiu a vitória.

Na segunda rodada, joguei uma idéia alternativa na linha principal da Gruenfeld hoje em dia, 7.Bc4 e 8.Ce2. 8…b6!? desvia da teoria e tenta ajeitar as peças primeiro antes de romper no centro. Uma idéia a ser estudada. Depois de 17.Cd4, o branco mantém uma ligeira vantagem, pela perspectiva de avançar a ala do rei (4x3), bem mais móvel que a minha ala da dama (3x2). Entretanto, 19.Bh6?! é impreciso e me dá um contra-jogo incômodo com o avanço, mesmo permitindo um forte centro branco. Com 24…Bd5! a vantagem já parece grande.

Hoje:

Sem mais,

KSM