sexta-feira, 27 de agosto de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

I Pan-Arm Chess Oly – Balanço; WUCC (Zurich); Top 5 BRA!; Entrevista p/ Chessdom

Saudações brasileiras,

SDC11333 Armen, Vazken Proudian e eu, em Roma(ITA), fazendo conexão para voltar a SP

Cheguei ontem em casa, e trago aqui o balanço da I Olimpíada Pan-Armênia de xadrez:

Terminei invicto, com 4 vitórias e 5 empates, e sem grandes perigos de derrota ao longo do torneio. A classificação final mostrava os 3 primeiros com 6,5, mas tive o pior critério. Fiquei bastante satisfeito quanto à preparação de aberturas – consegui encaixar e colocar vantagem no relógio em praticamente todas as rodadas – e dessa vez acredito ter pecado menos no cálculo (salvo a 1ª rodada, onde deixei passar diferentes arremates e a 8ª, onde interroguei com 16…Ba5? que permitia uma sequência praticamente ganhadora do branco), e também fiquei menos apurado nas partidas em geral. E ganhei 11,4 pts de rating.

SDC11298 Em frente ao Coliseu

Nosso outro brasileiro no torneio – Armen Proudian, de 16 anos – mostrou bastante firmeza ao conseguir um resultado convincente (4,0/9, +1=6-2, ganhando 25,7 pts de rating), e perdendo apenas duas partidas, nas quais não foi ‘outplayed’ pelo seu adversário, mas sim onde cometeu erros próprios.

SDC11238 Em frente à Fontana de Trevi

Saldo de rating:

  • BRASIL: +37,1
    • Krikor Sevag Mekhitarian: +11,4
    • Armen Proudian: +25,7

PS: Com isso, chego exatamente a 2550 pelo live ratings (o FLRB será publicado ainda hoje, à noite) – número que representava minha meta designada no início do ano para o fim de 2010. E caso a federação armênia envie o torneio em tempo para a lista de Setembro/2010 (o torneio já está registrado), entro oficialmente pela 1ª vez na vida no Top 5 Brasil, ultrapassando por diferença mínima o GM Henrique Mecking (2548).

***

Após o mundial universitário na Suiça (1ª torneio pensado que jogo com um 2700+ inscrito – o chinês Wang Yue), farei um balanço de todas as viagens do ano, assim como as perspectivas para os próximos meses.

11th World University Chess Championship

O Brasil deve ir com o autor que vos fala e o MF Alfeu Bueno no masculino, e com Janine Martinez e Líria Garcia no feminino. O Chefe da delegação será o goiano Renato Gino Genovesi – diretor de xadrez da CBDU (Confederação Brasileira de Desporto Universitário). E para os que questionam minha participação (sim, me formei em Dezembro/2009), a organização aceita jogadores que tenham concluido o curso no ano anterior ao da competição.

*****

E aproveitando, linko abaixo a entrevista concedida pelo autor que vos fala ao sérvio Goran Urosevic – um dos donos do chessdom.com (Top 3 dos sites enxadrísticos mais acessados do mundo) – durante o Arad Open 2010 (ROM).

Sem mais,

KSM

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

I Pan-Arm Chess Oly – 9ª rodada (final)

Good morning people,

SDC11131 Mekhitarian, K x Arutinian, D – 9ª rodada

Com um empate rápido na última rodada, de brancas contra o GM geórgio David Arutinian (2573), concluí minha participação na I Olimpíada Pan-Armênia de xadrez, com 6,5/9 (+4=5). Os resultados da mesa 2 e 3 definirão a minha classificação final (que pode ser 1º, 2º ou 3º).

Ah, e com isso fiz minha ‘primeira’ norma de GM na nova era. :)

SDC11110Busto do grande Tigran V. Petrosian, em frente ao clube de xadrez mais movimentado de Yeravan (construído em homenagem a ele) 

Escolhi uma linha bem sólida hoje (a variante Ragozin da defesa Ortodoxa), afinal o empate era um resultado ótimo, e o preto teria que escolher lances certos para não ficar inferior – 8.dxc5!? tem sido moda ultimamente, assim como na recente e convincente Kramnik – Mamedyarov. O meu adversário jogou a melhor idéia (9…Bxc3+!, ao invés de 9…Ce4?! do Mame), depois da qual a vantagem branca é milimétrica. Mais preciso por parte dele teria sido 12…Te8!, evitando que eu troque o bispo tão rápido. Na posição final, 14.Bxc5 Dxc5 15.c4 viu duas derrotas brancas (na base de dados), mas depois de Be6 16.Cd4, se alguém pode lutar por vantagem, esse alguém é o branco (a avaliação é =/+=).

<KENOX S760  / Samsung S760> Alfabeto armênio feito de ouro e diamantes, em sala de pertences na catedral de EtchMiadzin

No visor:

I Pan-Armenian Olympiad, Yerevan
Mekhitarian, Krikor Sevag (2511) vs. Arutinian, David (2573)
Result: draw
 
 
8
7
6
5
4
3
2
1
 
  a b c d e f g h
 

SDC11045 Tradicional cruz armênia (de ouro e diamante também), na mesma sala citada acima

Aproveitando, queria citar que o campeão brasileiro absoluto de 2008, GM e amigo André Diamant anunciou no seu blog que está planejando trabalhar com novos alunos, e pede para que os interessados nas aulas entrem em contato pelo e-mail adiamant@hotmail.com .

Sem mais,

KSM